Serdte – 1º. Ano de Vida – Uma Opinião
Tal como um bebé, cujo 1º aniversário deve ser comemorado sempre no dia exato, também me parece pertinente recordar o aparecimento desta iniciativa na empresa. Assim sendo pretendo, como se de um conto se tratasse, contar a história do nosso boletim de informação interna, fazendo a analogia com o nascimento de algo novo e frutífero. Motivo pelo qual o seu aniversário deve ser festejado.
Decorria o mês de janeiro de 2014, quando o nosso colega João Pinheiro, deslocado em Angola, enviou uma foto da obra do armazém de medicamentos, acompanhando com a sugestão do concurso interno de fotografia. Escusado será dizer que gostei imenso da ideia: Seria uma boa forma de incentivar as pessoas a participarem, na divulgação do trabalho da dte. Ainda no decorrer desse mês, numa conversa durante o almoço com a colega Vanessa Sousa – Sim. Porque destas conversas têm saído muito boas ideias, que são implementadas cá na empresa – expus a ideia que, também lhe agradou muito. Exatamente, nessa hora começaram a fervilhar ideias das diferentes rubricas a serem abordadas, tais como os aniversários, as obras ganhas, o bom humor, etc.
A par da minha actividade profissional na dte, encontrava-me nessa altura num emaranhado de leituras, para a redacção do enquadramento teórico, daquele que viria a ser o trabalho académico mais importante da minha vida – Uma tese sobre o Marketing Interno e a Identidade Corporativa da dte – Numa dessa leituras, descobri que um senhor chamado Berry, no ano de 1981, demonstrou através de um estudo desenvolvido na Disney World que a organização utilizava o jornal institucional e a formação como ações de Marketing Interno. Este autor mencionava este jornal como um veículo de comunicação interna. Eu escrevi, algures num momento do meu enquadramento que este tipo de comunicação era uma ferramenta de Marketing Interno com a seguinte explicação: “comunicação interna é construir e nutrir relações com os colaboradores, estabelecer confiança, fornecendo informações oportunas e confiáveis, contribuindo assim para a motivação geral, particularmente em tempos de mudança e stresse”.
Desconstruindo a citação acima que pertence a Dolphin (2005), constata-se que a comunicação interna assume um papel de elevada relevância dentro de uma organização. Pois, promove a construção de relações e vínculos de confiança entre os colaboradores e a empresa. Neste sentido, explanei que a comunicação organizacional não deve ser realizada de forma isolada, mas sim, integrar tudo o que possa ter impacto no comportamento dos colaboradores, e consequentemente nos clientes externos. Isto era, na minha opinião uma premissa de Marketing Interno.
Não me vou alongar muito nestas explicações para não vos maçar muito. Mas o que pretendo esclarecer é que vi, naquele momento uma oportunidade de promover uma iniciativa que poderia ser útil para a empresa e que, simultaneamente poderia usar como material para o meu trabalho escolar. Andava entusiasmada nessa altura, pensava eu, e para dizer a verdade ainda acredito, que se os colaboradores se sentirem motivados com os objectivos da empresa, mais facilmente serão mobilizados para participar e acompanhar a estratégia da empresa, e consequentemente promover, a imagem e marca da mesma no exterior.
Voltando agora à analogia com o nascimento de um bebé referido atrás, começamos tal como se faz em períodos de gestação, a escolher o nome para o nosso boletim. Começaram a chover sugestões, muitas delas em Inglês. As alternativas apresentadas não se coadunavam com todos os perfis profissionais da empresa. Pretendia-se que o titulo fosse entendido por todos, motivo pelo qual a decisão recaiu em: Serdte. Este nome invoca a um sentimento de pertença para com a empresa, apela pois, a uma identificação com os objectivos e os valores da mesma. Depois do nome escolhido, começamos com a preparação do material a ser publicado. Como não podia deixar de ser, a primeira entrevista foi ao fundador da dte: Sr. Machado, que prontamente acedeu ao meu pedido e forneceu informações pessoais.
Matérias todas escolhidas, o boletim estava pronto a ser apresentado para aprovação. A ideia inicial era apresentar no dia 1 de fevereiro de 2014, com as notícias mais relevantes do mês de anterior. Não foi possível apresentar nesse dia, apesar da aprovação, vindo a primeira edição a ser divulgada, para todos no dia 3 de Fevereiro.
Considero que a iniciativa foi bem aceite por todos, dado que comecei a receber fotos, textos e ideias para divulgar. Em meados do ano a colega, Carla Silva propôs um novo design para o nosso boletim, que foi bem aceite por todos. A ideia inicial estava a ser concretizada: Um espaço de informação interna onde todos, sem exceção poderiam participar, dar opiniões e sentirem um bem-estar intrínseco por ver os seus nomes e fotos publicadas.
Numa opinião pessoal, a iniciativa foi bem-sucedida, na medida em que era perceptível um bom ambiente ao ler as nossas notícias. No meu trabalho escolar, o Serdte foi apresentado como um dado secundário que me ajudou na análise dos dados, contribuindo para o meu sucesso. O qual devo agradecer a todos os que contribuíram para isso.
Esta é a história, apresentada de forma sucinta, do nosso boletim que vai completar um ano, motivo pelo qual deve ser festejado, tal e qual o 1º ano de vida de uma criança.
Continuem a mandar os vossos contributos e participem com ideias novas. Serão todas aceites e só assim conseguiremos contribuir para que a “nossa criança” cresça de forma saudável!
Estão todos convidados para a festa de aniversário!
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