Sobre a dte








Para quem entrou recentemente na empresa, deixo aqui uma descrição da evolução da dte. Esta publicação, é dedicada ao Sr. Machado, que está presente desde a criação da dte, e que acompanhou e contribuiu para o crescimento desta.



Evolução da DTE
A dte, empresa que tem como denominação social Domingos da Silva Teixeira Empreitadas Eléctricas S.A., foi fundada no ano de 1987. Esta empresa começou com a denominação de VIMAL – ELECTRICIDADE L.da e tinha objectivos muito mais comerciais e de assistência técnica industrial do que os agora a norteiam, a empresa fica desde logo estável com volumes de negócios razoáveis para o mercado em que se inseria. A sua actividade consistia na montagem de instalações eléctricas de baixa e média tensão, e comércio por grosso e a retalho de material para instalações eléctricas e aparelhagem industrial.        
Durante o período de 7 anos que se seguiram a empresa acompanhou o mercado com alguns momentos de instabilidade o que levou a várias alterações dos sócios e das quotas que cada um possuía. Em 1995 parte da empresa foi adquirida pelos accionistas da dst – Domingos da Silva Teixeira S.A., que se transformou num parceiro de vital importância para o rumo e crescimento da empresa. Desde então, esta mudou a sua denominação para dte – Domingos da Silva Teixeira – Empreitadas Eléctricas, L.da.
Esta reestruturação, com a entrada dos actuais accionistas da dst, implicou que a dte passasse a ter uma actividade muito mais voltada para a realização de empreitadas no domínio da electricidade, outras instalações eléctricas e telecomunicações. A ligação estratégica foi extremamente proveitosa para ambas as empresas dado que, por um lado, a dst não possui nem alvará nesta especialidade, nem técnicos, nem cultura empresarial neste ramo, o que se revela de forte importância estratégica e, por outro lado, a que dte não possuía os contactos, conhecimentos e clientes a que a empresa mãe lhe abriu as portas. Seguiram-se alguns anos de estabilização da empresa e conquista de novos mercados, com um crescimento bastante acentuado da empresa em todas as suas vertentes.
Em 2001, ano de grande produção, crescimento e modernização a dte toma um rumo importante com vista ao seu futuro e à satisfação dos seus colaboradores e clientes, na exacta medida em que arranca definitivamente para um Processo de Certificação da Qualidade, que moderniza processos e sistematiza actividades, garantindo a todos a sua satisfação. Este processo apesar de jovem é concluído com sucesso em meados de 2002, tendo a dte atingido um parâmetro de qualidade bastante relevante entre as empresas do sector. Verifica-se também uma enorme preocupação com o rigor económico e financeiro, do que são prova as duas distinções como PME Excelência em 1998 e 2001, prémio que se destina a distinguir as empresas com elevados padrões de gestão.
A partir de 2007 redesenharam o quadro de actuação da empresa de modo a reduzir o risco do negócio e permitir um melhor desenvolvimento futuro. Neste sentido entraram no nicho de mercado das instalações do AVAC, das instalações de redes Hidráulicas, das instalações de redes de fibras ópticas e deram os primeiros passos na instalação dos painéis solares em associação com a empresa do grupo dst  Solar, S.A.
Neste sentido, a actuação da empresa tem tido um comportamento de crescimento sustentado, atingindo, em 2008, um volume de negócios de cerca de 14 milhões de euros, em 2009 o volume de negócios subiu para os 19 milhões de euros, e, em 2010 terá atingido os 27 milhões de euros. Nos dias de hoje, o leque de actividades da empresa é muito mais alargado do que inicialmente e, embora esteja sediada em Palmeira – Braga, a empresa centraliza a sua actividade em todo o país.

Actividades e crescimento da empresa
Apesar da crise que ensombra a economia mundial, o volume de negócios da empresa, cuja actividade se insere num dos sectores em crise, teve uma excelente taxa de crescimento derivado quer a uma maior agressividade comercial no core tradicional, as instalações eléctricas, quer derivado à aposta em novas áreas de negócio: o AVAC, as Telecomunicações, a Hidráulica e as Energias Renováveis.
O crescimento da sociedade deve-se, em grande parte, à sua aliança à dst, que se revelou um sólido parceiro, e consequente alargamento da sua carteira de obras e também à expansão geográfica da sua área de acção. Esta empresa que começou por ter o seu mercado localizado no Norte do país tem, agora, clientes em todo o país. Outro dos grandes motivos para o crescimento da dte é o seu investimento em novas oportunidades de negócio, nomeadamente, as telecomunicações – fibra óptica e a energia solar. Uma vez que estas são áreas com uma procura cada vez maior a dte  resolveu investir nelas e, apesar do volume de negócios ainda não ser muito acentuado prevê-se o seu crescimento.

Recursos Humanos e formação profissional
Outro factor comprovativo do crescimento da empresa é o número de colaboradores, pegando como exemplo a década passada, no ano 2005 tinha 35 funcionários, três anos após em 2008, o número quase dobrou para 65. Actualmente a dte tem 98 colaboradores, 17 do Género feminino e 81 do género masculino. Destes 98 colaboradores, 38 pertencem aos quadros superiores, o que prova o investimento da empresa na contratação de pessoal qualificado.
A formação profissional e valorização dos colaboradores da empresa é uma das grandes preocupações da organização e, por isso, esta tem sido uma constante a todos os níveis, desde os trabalhadores de armazém até aos quadros superiores. Entre 2005 até aos dias de hoje, foram realizadas diversas acções de formação profissional para esta empresa e para as empresas do Grupo DST., Formação cujo objectivo é aumentar a produtividade e adaptação às mudanças e evoluções tecnológicas.

* parte de um trabalho realizado, no âmbito da UC ASO, em conjunto com as colegas: Ana Rocha, Andreia Costa e Flávia Faria.


___________________________________________________________________________________________________________________________________

POLÍTICA DE GESTÃO
A Politica de Gestão da dte tem como principais orientações a satisfação de clientes, o aumento da produtividade, a redução de custos, a protecção ambiental e prevenção de acidentes bem como o controlo de riscos profissionais.
Neste sentido foram definidos os seguintes princípios da Qualidade, Ambiente e Segurança:
P Satisfação de Clientes;
P Redução de reclamações dos Clientes;
P Cumprimento dos requisitos específicos pelo Cliente;
 P Cumprimento dos prazos acordados com o Cliente;
P Melhoria contínua de forma a reduzir Custos, aumentar a Qualidade e aumentar o Valor;
P Criar condições para o envolvimento participativo dos colaboradores;
P Formação como ferramenta de melhoria de competências;
P Exercer um consumo responsável dos recursos naturais e reduzir a utilização de produtos perigosos e a produção de resíduos prevenindo a poluição;
P Afectar todos os recursos técnicos, financeiros e humanos necessários à implementação de Segurança, Higiene e Saúde no trabalho;
P Optimização do binómio produção/ custos vs autos/ facturação.

INTENÇÕES E ORIENTAÇÕES
Missão da Empresa
A dte assume-se como uma empresa destacada nas seguintes áreas: Electricidade, AVAC, Hidráulica, Hidromecânica, Telecomunicações e Energias Renováveis tendo como principal missão oferecer, permanentemente, serviços de qualidade que satisfaçam as exigências dos Clientes.
A competência e honestidade do nosso desempenho e a qualidade do nosso trabalho, têm sido alguns dos argumentos utilizados para a crescente afirmação da empresa num sector de actividade fortemente competitivo e complexo.
Assim, asseguramos que os nossos serviços tenham:
P Rapidez no prazo;
P Qualidade na execução;
P Rigor;
P Eficiência
Visão da Empresa
Adaptamo-nos a todas as exigências e a nossa performance nasce da experiência e da busca contínua da satisfação do Cliente.
É nosso objectivo ser entidade executante e/ ou subempreiteiro preferencial em qualquer dos mercados escolhidos.
Para tal:
Desenvolvemos a nossa actividade base com meios tecnológicos e meios humanos especializados;
Adoptamos formas de gestão participadas e decididas no sentido de aumentar a competitividade, a produtividade e conquistar os Clientes mais exigentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário